sábado, 22 de setembro de 2012

Aplicativo Android para inventário florestal


Pesquisadores do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria estão demonstrando como a tecnologia da informação pode ajudar o meio rural a ser mais funcional através de aplicativos em smartphone. Com o Projeto de Ciência Rural Campeiro, que tem como um dos objetivos informatizar produtores rurais, página http://www.crcampeiro.net, uma série de aplicativos para o emprego na agricultura e silvicultura de precisão, geoprocessamento e topografia estão disponíveis gratuitamente. Estes podem ser instalados a partir do Google Play, onde consta breve descrição de cada um.

Especial destaque para dois aplicativos para florestas plantadas:

1 - O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I possibilita cadastro de dados de invetário florestal com registro de informações local, área e formato da parcela, elementos dendrométricos e georreferenciamento das árvores.

2 - O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica opera com dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo C7 LDFP acima, e procede ajuste a 12 modelos hipsométricos pré-definidos.

Desenvolvedores:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL
LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA
Prof. Dr. Enio Giotto e equipe
Site: www.crcampeiro.net
Fone: (55) 3220-8788
e-mail: crcampeiro@gmail.com