terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sistema de gerenciamento de árvores urbanas

Para auxiliar as prefeituras, parques e condomínios no gerenciamento de suas árvores, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) desenvolveu um software, denominado Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas – SISGAU.

O SISGAU é uma ferramenta para plataforma WEB que se destina ao auxílio do processo de gestão da arborização. O sistema constrói um inventário das árvores existentes com informações relevantes para a criação de estratégias para o manejo dos exemplares.

Entre as características que podem ser inventariadas destacam-se os itens de Sanidade Biológica, que permitem o cadastramento detalhado da ocorrência de organismos fitopatogênicos, tais como fungos, cupins, brocas e formigas. A existência desses organismos pode ser cadastrada de acordo com a região da árvore em que ocorrem, visando a um maior controle do processo de tratamento e permitindo o estudo da distribuição das espécies nas árvores.
SISGAU - Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas.


Cadastram-se também os defeitos internos e externos que possam interferir na estabilidade dos exemplares, possibilitando a realização de estudos sobre os riscos de queda.

Além disso, o SISGAU permite o cruzamento de dados sobre cada árvore com dados de outros exemplares, para a obtenção de informações sobre o modo de vida dos cupins e sobre a vulnerabilidade de cada árvore ao inseto. Essas informações são de suma importância para se traçar um padrão de ataque dos insetos e dos danos causados.

Esse gerenciamento de informações permite que o cliente seja capaz de priorizar as intervenções. Dessa forma, os gastos são reduzidos, pois se possibilita que as equipes de manutenção das árvores sejam enviadas para os locais em que existe necessidade de poda ou corte de árvore, com a finalidade de evitar acidentes ocasionados por sua queda.

Para facilitar a coleta dos dados em campo foi desenvolvido o Sistema Móvel de Gerenciamento de Árvores Urbanas – SIMGAU. O SIMGAU permite a coleta dos dados em campo para inventário das árvores, por meio de um computador Pocket PC ou um SmartPhone, proporcionando ao usuário uma maior precisão e segurança das informações. Os dados coletados no inventário são registrados e armazenados no SISGAU via WebService para posterior manipulação.

A facilidade de acesso a consultas e inserção de dados no sistema é notável. Em ambos os casos, basta o usuário estar conectado à Internet e utilizar um navegador Web. Com isso, as informações não ficam restritas a apenas um usuário, podendo ser repassadas para todos que utilizam o software, além da visualização poder ser feita de qualquer lugar, a qualquer hora.